Pular para o conteúdo

PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO – PRESERVANDO O SEU LEGADO

PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO – PRESERVANDO O SEU LEGADO

  1. PREJUÍZOS NA SUCESSÃO
  2. INSTRUMENTOS E ESTRUTURAS SUCESSÓRIAS
  3. SUCESSÃO COM A HORIZONTE CAPITAL


    1. PREJUÍZOS DOS BRASILEIROS NA SUCESSÃO

    Inventários que duram anos, desentendimentos entre os familiares, altos custos advocatícios e tributários e um terror para a conclusão do processo sucessório. Ǫuantas situações sobre o assunto você já presenciou ou teve conhecimento?

    No Brasil, são inúmeros casos de grandes famílias que tiveram o patrimônio corroído após a perda do principal ente provedor. Exemplos recentes como Chico Anysio, Gugu Liberato, Aguinaldo Timóteo e tantas outras famílias ilustram melhor a dor que é suceder um patrimônio sem planejamento. A transição de um patrimônio para seus herdeiros envolve custos e muita organização. Em uma sociedade carente de educação financeira e informação, muitos investidores e empresários acabam por deixar seus recursos vulneráveis durante o momento de transição. Essa falta de planejamento fragiliza dois dos maiores legados quem podemos deixar na terra: os herdeiros e o patrimônio.

    Quando falamos de planejamento sucessório, não se trata sobre o fim de uma geração ou a superproteção de outra, mas sim de preservar o patrimônio construído ao longo de uma vida ou até mesmo por gerações anteriores da família. Evita-se, com isso, custos tributários, altos honorários advocatícios, desamparo para continuação da empresa e seus negócios e depredação de imagem e legado estabelecidos.

2. INSTRUMENTOS E ESTRUTURAS SUCESSÓRIAS

Visando evitar que isso aconteça, existe o Planejamento Sucessório. Essa é uma atividade multidisciplinar que busca amenizar os impactos sobre o patrimônio como um todo num processo de transição entre um familiar provedor e detentor dos bens para os seus herdeiros e perpetuadores do legado.

O planejamento pode e deve ser feito por todos que acumularam patrimônio ao longo da vida ou possuem herdeiros que dependam de seus recursos. Para cada nível de complexidade patrimonial e familiar, o cuidado e atenção no planejamento devem corresponder da mesma forma.

Alguns instrumentos e estruturas podem ser utilizados no planejamento. Destaco aqui um resumo dos principais existentes e que podem ser utilizados em seu caso:

TESTAMENTO: menosprezado por algumas pessoas, um testamento bem elaborado pode direcionar os recursos patrimoniais como o ente provedor deseja de maneira eficiente. Importante ter atenção ao regime de bens e direitos da herança legítima.

HOLDING: é uma estrutura jurídica que detém bens ou participações. Há diversos tipos como imobiliária, familiar ou patrimonial. Excelente estrutura para organizar patrimônios mais robustos, criando mais camadas de proteção, possibilidade de economia tributária e permitindo flexibilidade na divisão de bens, pois são representados por cotas da empresa.

DOAÇÃO COM CLÁUSULA DE USUFRUTO: Geralmente o imposto de doação é inferior ao de transição por causa mortis, proporcionando uma economia tributária e mantendo o usufruto do bem enquanto o ente provedor estiver em vida.

PREVIDÊNCIA E SEGUROS: instrumentos práticos, acessíveis e rentáveis (quando bem aplicados), importantíssimos para a geração de liquidez e como gestão de riscos.

EMPRESAS OFFSHORE: exposição de parte do patrimônio no exterior é essencial para uma boa diversificação. Em quantias relevantes, a criação de estrutura OFFSHORE é mais vantajosa, diminuindo risco e aumentando performance.

3. SUCESSÃO COM A HORIZONTE CAPITAL

Na Horizonte Capital possuímos parceiros jurídicos especializados, que atuam na sucessão de famílias, organizando o patrimônio e trazendo mais proteção, eficácia tributária e desenvolvendo um arcabouço que entrega segurança e satisfação para nossos clientes.

Esse Planejamento Sucessório na prática ocorre através de uma análise prévia e compreensão detalhada da estrutura familiar e dos desejos que o ente provedor tem de organização do patrimônio. Em seguida, parte-se para a elaboração de um estudo e laudo técnico mais aprofundado, especificando soluções nos âmbitos pessoal, societário e empresarial. Após a aprovação da família, há uma segunda etapa de execução das sugestões propostas, como formação da holding, regularização de bens e demais providências.

Para esse planejamento, um trabalho isento e livre de conflito de interesses é imprescindível. O fato de o escritório ser especializado em grandes patrimônios e ter um foco nas necessidades do cliente, sem pensar em apenas produtos de investimento e comissões proporciona soluções muito mais amplas. A consolidação do patrimônio financeiro de diversas instituições em um único relatório é um exemplo dessa visão holística que a consultoria abrange.

Ademais, possuímos um modelo de atuação de profissionais CFP, onde os principais sócios possuem a certificação internacional e apresentam conhecimento e experiência na área sucessória financeira. Certificação, credibilidade e históricos bem sucedidos são essenciais para atestar o nível de confiança.

“São diversas famílias que já planejaram e organizaram o seu patrimônio através de estruturas como Holding, empresas Offshore e outras soluções. A Horizonte Capital entrega, além da excelência em planejamento financeiro, um serviço de consultoria patrimonial completo, impactando centenas de clientes com segurança, desempenho e resultado.”

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe