Pular para o conteúdo

CONSULTORIA PATRIMONIAL

  • por

CONSULTORIA PATRIMONIAL

  1. O QUE É?
  2. QUAL A DIFERENÇA PARA O SEU ASSESSOR DE INVESTIMENTOS OU GERENTE DE BANCO?


PRINCIPAIS DIFICULDADES FINANCEIRAS DOS BRASILEIROS QUE QUEREM INVESTIR

A ausência de educação financeira é um problema no nosso país que se acentua ainda mais quando atrelado a uma péssima oferta de serviços financeiros que o brasileiro tem acesso. Segundo pesquisa do BTG em 2021, o NPS ou nível de satisfação de clientes com os principais bancos do país está na média de 30 em uma escala de 0 a 100. Até mesmo clientes com grande patrimônio financeiro sofrem com a má qualidade de atendimento de gerentes e assessores, bem como, principalmente, um modelo ultrapassado de cobrança por comissões.

Os tempos mudaram! Hoje, com maior acesso à informação, tecnologia e novas instituições financeiras no mercado, a sociedade busca investir melhor através de um serviço de aconselhamento de qualidade e que trabalhe pelos interesses do cliente.

Seguindo o caminho de países desenvolvidos como EUA, Inglaterra, Austrália entre outros, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia federal que regula o mercado de capitais, criou em 2017 a atividade de Consultoria de Valores Mobiliários, única que pode indicar investimentos, atuando de forma independente e sem comissões em cima de produtos recomendados aos clientes.

Se você hoje não possui tempo e conhecimento sobre o mercado financeiro, mas está preocupado com o futuro do seu patrimônio, sucessão do seu legado familiar ou está totalmente insatisfeito com o seu gerente bancário ou assessor de investimentos, um serviço de Consultoria Patrimonial é a sua solução.

A seguir você verá detalhes e diferenças dos modelos regulados e profissionais de suporte a clientes investidores:

GERENTE BANCÁRIO

A maioria da população já está ambientada com o gerente do banco. Ele pode variar a depender do banco e da categoria de conta do cliente (varejo, varejo alta renda, private), podendo ter pouca qualificação e conhecimento de mercado financeiro. Mas, independente disso, o gerente trabalha para o banco e não para o cliente. Logo, seu papel é oferecer os próprios produtos do banco, principalmente aqueles mais rentáveis para a instituição, ganhando uma comissão pela performance na venda, impulsionado pelas metas. Possuem em média um alto número de clientes, não conseguindo conhecê-los a fundo para serem proativos em suas demandas de fato. Assim, existe conflito de interesses, escassez de variedade de produtos (uma vez que o banco só trabalha com produtos próprios) e baixo conhecimento técnico (na maioria das vezes).

ASSESSOR (AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTO – AAI)

Antes com apenas o gerente dos “bancões” para lhe atender, o cliente se deparou com uma alternativa quando as corretoras independentes surgiram. O investidor não precisava mais ficar preso aos grandes bancos nem ser multimilionário para ter acesso aos bancos de investimento. Agora, qualquer pessoa poderia acessar excelentes produtos de investimento com taxas adequadas e muita diversidade. Mas as pessoas que sairiam dos “bancões” ainda iriam precisar de alguém para atendê-las. Foi aí que surgiu a figura do Assessor ou AAI (Agente Autônomo de Investimento). Ele é responsável por captar o cliente e fazer a interface entre o investidor e a corretora, com a função de distribuir produtos de investimento. O AAI está atrelado somente a uma corretora e não tem prerrogativa de fazer recomendação direta para o cliente final. O grande erro é achar que estes profissionais prestam serviços gratuitos. A quase a totalidade deles tem sua remuneração através de comissões de investimento. A depender do produto, quanto menor a rentabilidade do cliente, maior a comissão que ele irá receber, gerando um enorme conflito de interesses para a relação, além da visão dependente e limitada de uma única instituição.

CONSULTOR DE VALORES MOBILIÁRIOS – CVM

Por ter sido regulamentada em 2017, a figura do Consultor de Investimentos ainda não é muito difundida aqui no Brasil, estando mais concentrada na Região Sudeste. Porém, a CVM foi taxativa em destacar a forma de atuar como independente e individualizada.

O serviço de consultoria é 100% alinhado com os interesses dos clientes, pois não há recebimento de qualquer comissão por produtos indicados. No início do serviço é definido um valor ou taxa a ser cobrada do cliente, que conta ainda com toda a comissão dos produtos que investe revertida para sua conta, tornando o serviço ainda mais atrativo. Além disso, a consultoria consegue ajudar o cliente onde ele investir e geralmente apresenta parcerias vantajosas, mas sem se limitar a elas.

CONSULTORIA COM A HORIZONTE CAPITAL

Antes somente grandes patrimônios financeiros tinham acesso a um serviço independente e isento de conflito de interesses. Hoje a Horizonte Capital traz para as Regiões Norte e Nordeste o que há de mais atual e de melhor qualidade em financial advisor.

Tal como várias famílias com dezenas de milhões de reais investidos já contam com os serviços da Horizonte Capital, você também poderá contar com uma consultoria profissional e especializada, resolvendo de vez seus problemas e preocupações citados anteriormente, tudo isso com segurança, qualidade e alta confidencialidade.

“As vantagens e diferenciais de uma consultoria já têm gerado melhor performance e resultados para nossos clientes. Somam-se ainda parcerias vantajosas com as maiores instituições financeiras como XP Investimentos e BTG Pactual, além de serviços complementares de seguros, previdência e muito mais.”

Entre em contato conosco! Será o maior prazer recebê-lo. Um abraço!

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe